Breaking

Folie à Deux




Álbum
Lançamento: 16 de Dezembro de 2008
Gravado: Entre Julho/Setembro de 2008
Gênero:Pop punk, alternative rock, pop rock
Duração:50:43
Gravadora:Island Records

Produtor:Neal Avron, Pharrell Williams











MÚSICAS:
1."Disloyal Order of Water Buffaloes"
2."I Don't Care" 
3."She's My Winona"
4."America's Suitehearts"  
5."Headfirst Slide into Cooperstown on a Bad Bet"
6."The (Shipped) Gold Standard"  
7."(Coffee's for Closers)" 
8."What a Catch, Donnie" 
9."27"   
10."Tiffany Blews" (featuring Lil Wayne)
11."w.a.m.s." 
12."20 Dollar Nose Bleed" (featuring Brendon Urie)
13."West Coast Smoker"
Bonus:
14."Beat It" (Michael Jackson cover, featuring John Mayer)

Deluxe edition      
15."I Don't Care" (Machine Shop Remix) 
16."America's Suitehearts" (South Rakkas Remix)
17."Pavlove"   
18."America's Suitehearts" (acoustic)
19."What a Catch, Donnie" (acoustic)
20."Beat It" (Michael Jackson cover, featuring John Mayer)

**"Lullabye"(escondida)::Para ouvir a faixa "Lullabye", em um CD player, é necessário ir a primeira faixa do cd, "Disloyal Order Of Water Buffaloes", e retroceder



Folie à Deux é o quarto álbum de estúdio da banda americana de rock Fall Out Boy. Produzido por Neal Avron, o álbum foi gravado entre julho e setembro de 2008,em The Pass Studios e The Casita em Hollywood, Califórnia. Com o esforço bem sucedido em Infinity on High,foi lançado pela Island Records em 10 de dezembro de 2008, após o lançamento original em 04 de novembro ser adiado para evitar conflitos com a eleição presidencial dos Estados Unidos. Como os lançamentos anteriores , Folie a Deux foi composto pelo vocalista e guitarrista Patrick Stump. As letras escritas pelo baixista Pete Wentz.Com relação ao processo de escrita, Folie à Deux foi considerado o mais colaborativo de seus albúns.
O álbum foi gravado em segredo em comparação ao seu antecessor. As sessões de gravação inspirou letras que se relacionam com dilemas morais e deficiências sociais com uma vantagem política. É o primeiro álbum do Fall Out Boy, com letras que raramente são autobiográficas; essa mudança levou a um novo estilo musical. Mudança essa que resultou em mais uma partida musical dos álbuns anteriores da banda.O Fall Out Boy recrutou vários artistas convidados para Folie a Deux, bem como instrumentos e técnicas de gravação. Para promover o álbum, a banda lançou em campanha viral em torno de uma organização do tipo Big Brother  chamado "Citizens For Our Betterment" (CFOB) e embarcou em uma agenda de turnê extensa.
Folie à Deux foi lançado nos Estados Unidos em 16 de dezembro de 2008, e recebeu críticas positivas da maioria dos críticos de música, eram opiniões mistas. Comentários positivos focados na criatividade e vários estilos, enquanto as opiniões mais negativas expressaram preocupação de que o álbum foi excessivamente indulgente. O álbum estreou no número oito na parada Billboard 200 dos EUA com 150.000 vendas, mas foi menos bem sucedido comercialmente do que Infinity on High. A partir de fevereiro 2013 Folie à Deux já vendeu 449.000 cópias em os EUA. Ele foi certificado de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), após 500 mil cópias vendidas.
O álbum gerou quatro singles.  "I Don't Care" o primeiro single, alcançou o número 21 na Billboard Hot 100 e foi certificado platina. Folie à Deux foi o último álbum de estúdio do Fall Out Boy antes do hiato da banda.(de 2009 a 2013)


Fall Out Boy começou a escrever material para um possível sucessor logo após o lançamento de Infinity on High. Em março de 2008, a banda tentou entrar para o ''The Guinness Book of World Records'' por ser o único grupo musical a atuar em todos os sete continentes em nove meses, planejando realizar um show na Antártida para uma platéia de cientistas. No entanto, o grupo não foi capaz de fazer o vôo de Punta Arenas, Chile até a Antártida devido ao mau tempo. Apesar dessa tentativa frustrada, o grupo sentiu fortalecido a partir da experiência e tornou-se inspirado a escrever mais músicas.
Isso levou a mais materiais para a banda peneirar  quando decidiram entrar no estúdio. Fall Out Boy passou um tempo formulando idéias e em junho de 2008, ideias músicas foram desenvolvidas na casa de Avron. Patrick Stump e o baixista Pete Wentz começaram transformando pensamentos em músicas. Wentz explicou que o processo foi o mesmo de sempre: "Eu vou para a casa de Patrick e ele só vai se sentar lá e tocar a música. E vou falar 'Ah,isso é incrível!''
A banda destinou-se a trabalhar em novas músicas, mas o lançamento de seu cover de Michael Jackson de "Beat It" como um single ficou no caminho. O single ficou "parado para fora" ,a banda queria filmar um vídeo musical para uma maior promoção desse cover. Stump entrou no estúdio com a intenção de ser menos "auto-indulgente", acreditando que repetiria o recorde anterior da banda. Ele achava que teria que focar mais na criação de um álbum.Com a ajuda de Neal Avron, que produziu os últimos dois albúns do Fall Out Boy, o quarteto decidiu simplificar a música no Folie a Deux, em oposição ao som multi-camadas de Infinity on High.
A banda foi entrevistada sobre o álbum antes mesmo de uma única nota ser registrada.Houve rumores de que as músicas seriam totalmente acústicas, enquanto outras fontes alegaram mais tarde que eles iriam mergulhar em rap-rock.

Gravação e produção

Os membros da banda decidiram manter a publicidade baixa durante a gravação do álbum, como eles foram surpreendidos pela imprensa em alta com o albúm Infinty oh High. Stump entrou no estúdio com quase 50 músicas. Folie à Deux foi destinado a ser muito diferente dos três anteriores álbuns , que eram todas interligadas musicalmente e tematicamente; Stump descreveu as novas músicas como "Temos um monte de liberdade é o nosso primeiro disco simplesmente mais velho" No entanto, as sessões provaram serem difíceis para a banda. Stump chamou o making of do álbum de "doloroso", observando que ele e Wentz discutiram sobre muitas questões, revelando "Eu joguei algo do outro lado da sala ao longo de algo maior para a menor progressão."
Nos álbuns anteriores, o guitarrista Joe Trohman sentiu que ele e o baterista Andy Hurley não tinham liberdade musical o suficiente e que Stump e Wentz exerciam muito controle sobre o grupo: " Cara, esta não é a minha banda mais,não é culpa de ninguém, e eu não quero fazer com que pareça assim. Foi mais de um complexo que eu desenvolvi baseado fora de coisas que eu estava lendo. É difícil de ouvir.'' Para alterar a situação, Trohman sentou-se com Stump para comunicar suas preocupações, o que levou a uma maior colaboração em Folie à deux. "Isso me fez sentir como se eu possuísse as músicas muito mais. Fez-me realmente animado por estar contribuindo com as músicas do Fall Out Boy e me fez encontrar o meu papel na banda", Trohman lembrou. O grupo propositadamente cortou a quantidade de tempo reservado para a gravação do álbum, e não notificou a gravadora antes de começar a trabalhar no álbum. Os membros esperavam que essas etapas os trariam de volta aos dias em que eles eram jovens,quando a  banda que tinha que terminar um álbum antes que o dinheiro acabasse.
"Havia algo realmente interessante sobre esse processo criativo, quando estávamos começando", explicou Stump. "Quanto mais tempo você tem, mais você tem potencial para o excesso." Sentiu que o processo era uma reminiscência do making of de ''Take This to Your Grave'' porque ambos os álbuns foram criados usando um "primeiro-pensamento, e o melhor pensamento" mentalidade: "Eu acho que nós estávamos tentando descobrir o que fazer em um albúm, dessa forma soaria como agora, mas com quatro adultos. " Trohman achou o processo de gravação divertido, porque ele era tão colaborativo "mas foi difícil, porque ele foi levado às pressas.''
Em setembro, a banda ainda estava gravando com Brendon Urie do Panic! at the Disco e Pharrell Williams. A banda desejava trabalhar com Kanye West, mas não deu tempo. Pharrell faria as batidas e Stump acrescentaria vocais e melodias para "w.a.m.s".
A colaboração com Elvis Costello em "What a Catch, Donnie" foi espontânea. A banda enviou a canção para Costello, e, embora ele vinha sofrendo de bronquite, ele decidiu participar. Stump foi particularmente animado com a colaboração, como Hurley disse que "Elvis é o músico favorito de Patrick na terra como um músico, cantor e compositor." Wentz sentiu que foi necessário retratar as mensagens do álbum, dizendo: "Mais do que tudo, eles servem ao propósito de um personagem em um musical, onde a voz deste personagem faz mais sentido ... Certas letras precisam ser transmitidas em determinadas maneiras."

Composição das músicas

Em Folie á Deux, Fall Out Boy continuou com seu padrão de experimentação musical que começou no álbum anterior da banda, Infinity on High. Patrick Stump foi mais uma vez o compositor principal, e tentou criar composições que ecoaram os temas abordados nas letras de Wentz. À medida que o conteúdo lírico se deslocou para novas direções de trabalhos anteriores do grupo, o estilo musical empregado pelos outros membros da banda evoluiu bem. Sobre este assunto, Trohman, comentou:
"Não é como se nós dissemos: 'Eu quero empurrar o envelope," Não é nada disso. Nós só queriamos tentar coisas mais frias. O álbum ainda soa como Fall Out Boy. Ele tem grandes refrões. Mas você não pode fazer a mesma coisa em todos os albúns."
O albúm contém mais instrumentos que não estão presentes no trabalho anterior da banda, incluindo sintetizadores, tambores seqüenciados e cordas. Críticos notaram semelhanças entre o álbum e o Rock Arena de 1980. Joey Rosen da Rolling Stone comentou que "Eles exploraram mais o lado mal-cheiroso aqui: Stump está emergindo como um das mais improváveis estrelas do soul de olhos azuis do mundo, dando vida a progressões de acordes clássico R & B e exibindo sua voz ágil." Trohman teve influência do Queen, criando harmonias de guitarra para coincidir com os vocais de Stump sobre o albúm, enquanto seus outros estilos foram inspirados por Metallica, Prince, e The Rolling Stones. Ele também emprega uma guitarra interlúdio de jazz em "w.a.m.s" que tem sido comparada a Steely Dan.
A faixa escondida "Lullabye" é uma balada acústica influenciada por Bob Dylan, escrito com a intenção de ajudar o filho Wentz,Bronx Mowgli, a dormir.
Leah Greenblatt da Entertainment Weekly categorizou a abertura do álbum "Disloyal Order of Water Buffaloes" como um "hino imponente com sons de guitarra bem construídos nos órgãos de estilo música de casamento, tambores trovejantes, e vocais ágeis do cantor Patrick Stump".   "Coffee's for Closers" é igualmente percussivo e apresenta a influência do baterista Andy Hurley. O primeiro single  "I Don't Care" tem sido descrito como "rock de discoteca", e contém um riff de blues que repete durante toda a canção; A performance vocal de Stump na pista tem sido comparado a de John Lee Hooker.
"Headfirst Slide into Cooperstown on a Bad Bet" é um exemplo do tema do álbum,de estados de espírito contrastantes, e "struts em uma linha do cilindro maciço e trituração, guitarras processadas, fica amplificado por um naipe de metais de quatro peças, em seguida, cai a uma linha de piano simples, sombrio" segundo James Montgomery da MTV. Elton John influenciou "What a Catch, Donnie"  que é uma balada de piano, que apresenta uma seção de cordas ao fundo. O albúm possui Brendon Urie, Alexander DeLeon, Travie McCoy, Gabe Saporta, Elvis Costello e William Beckett que cantam partes das canções. De acordo com a Stump, as músicas contém letras que eram importantes para a banda e "tivemos muitas oportunidade nesse albúm,foi um círculo completo". Os backing vocals em "America's Suitehearts" foram comparados com grupos como The Beatles.

Letras

Pete Wentz foi mais uma vez o principal letrista da banda durante a produção do álbum. Stump disse que Wentz "ele se superou totalmente nesse álbum. Ele ainda não sabe o quão bom suas letras são." Wentz, apesar de muitos desenvolvimentos recentes pessoais (como o casamento de Ashlee Simpson, o nascimento de seu filho, Bronx), desejou desviar o foco de si mesmo para olhar o mundo e outras coisas. Pela primeira vez em um álbum do Fall Out Boy, Folie a Deux raramente é autobiográfico, como a banda acreditava que o formato foi "perdendo o seu brilho", porque todo mundo estava fazendo isso.As canções do álbum exploram as relações decadentes, dilemas morais e as deficiências da sociedade, bem como conceitos como confiança, infidelidade, responsabilidade e compromisso.
Stump marcou Folie à Deux como um "albúm de mensagem", que tem como objetivo "a dança materialista entre duas partes obcecadas com o outro, se trata de adolescentes e fabricantes de bolsas, políticos e lobistas ou tablóides e estrelas." Folie à Deux também disseca como a cultura americana auto-motivada é, e muitas das letras são destinadas a serem satíricas. Enquanto o álbum contém conotações políticas, a banda queria evitar ser ostensiva sobre esses temas, deixando muitas letras abertas à interpretação dos ouvintes.
Wentz referido "I Don't Care" como um "hino narcisista" que aborda um curto espaço da atenção da geração atual. Wentz explorou ainda mais os temas de narcisismo e apatia em "Coffee's For Closers" como Stump, explicou: "A última década tem sido totalmente sobre 'mim'. É totalmente sobre 'Oh, eu estou triste. Eu quero isso. Conheço alguém que conhece esta pessoa. Eu,eu,eu,eu."
Além disso, "America's Suitehearts" discute a fixação da sociedade com celebridades. "27" explora o estilo de vida hedonista comuns no rock and roll. O título é uma referência ao ''27 Club'', um grupo de músicos influentes, incluindo Janis Joplin, Kurt Cobain e Jim Morrison, que morreram com 27 anos.
Wentz sentiu que ele estava vivendo um estilo de vida perigoso, e estava "amarradão" para o seu 28 º aniversário. Stump acrescentou: "Havia um relógio de contagem regressiva e tudo mais. Lembro-me, nosso empresário me ligou no dia 28 no aniversário de Pete e gritou: 'Nós fizemos isso!''

Titúlo e capa

Folie à deux é uma síndrome psiquiátrica rara em que os sintomas de uma crença delirante são transmitidas de uma pessoa para outra. A mesma síndrome compartilhada por mais de duas pessoas pode ser chamado ''folie à trois'', ''folie à quatre'', ''folie en famille'' ou mesmo ''folie à plusieurs'' ("loucura de muitos").
As classificações psiquiátricas recentes referem-se à síndrome como uma dependência,como transtorno psicótico ou transtorno delirante induzido, embora a literatura de pesquisa em grande parte usa o nome original. A desordem foi concebida pela primeira vez na psiquiatria francesa do século 19.
De acordo com a natureza socialmente consciente do disco, a banda sentiu que o termo era relevante para os candidatos na eleição presidencial de 2008 nos EUA. Stump esclareceu ainda mais o significado do título: "A ironia é que as pessoas provavelmente iram confundir o título como algo sobre relacionamentos românticos de alguma forma e é o nosso único albúm em que esse tema não é abordado.".
Em 13 de setembro de 2008, a capa do álbum foi revelada no site da banda. A capa do álbum foi pintada pelo artista Luke Chueh. Wentz contactou Chueh e pediu-lhe para criar a peça, e o artista concordou. Chueh lembrou da situação: "Eles foram ótimos para trabalhar, depois de ter me dado o controle criativo total sobre ambos a obra de arte e o design final da capa.'' Chueh usou o título e temas subjacentes do álbum como inspiração para a obra de arte. "O título do álbum é Folie à Deux, e quando se considera isso com a popularidade da banda, optei por concentrar-se na idéia de fandom, e como algumas pessoas estão dispostas a assumir o seu amor/paixão para níveis que são obviamente prejudiciais."
Wentz atualmente possui a pintura original. O encarte do disco contêm fotos dos membros da banda com as páginas em branco ao lado deles; o grupo permitiu que os fãs a enviassem fotos que tinham tirado para esses espaços e para postar no site da banda.

Promoção e lançamento

Como o lançamento do novo álbum se aproximando, a banda e sua gestão descobriram que teriam que navegar nas mudanças na indústria da música, que Hurley descreveu como "um lugar completamente diferente." De frente para o declínio das vendas de discos, a falta de uma tomada adequada para exibição de vídeos de música, e da crise econômica, Hurley comentou que "as pessoas estão comprando as coisas que precisam para sobreviver, em vez de discos e ingressos para shows." O albúm de 2007 ''Infinity on High'' vendeu um milhão de cópias, o que foi considerado uma decepção em comparação com ''From Under the Cork Tree'' com três milhões de cópias vendidas. Trohman atribuiu isso a "Pela mesma razão que os outros artistas não estarem vendendo tão bem. Há muito tumulto na indústria da música, e as pessoas estão encontrando maneiras diferentes para obter a sua música mais e mais a todo o tempo.Há muito pouco que possa fazer sobre isso como uma banda. Tudo o que podemos fazer é tentar fazer boa música e esperar que as pessoas se conectem com elas."

Citizens for Our Betterment and Welcome to the New Administration

A campanha viral foi lançada por Pete Wentz em 18 de agosto de 2008, para promover o álbum. Ele foi inspirado pelo romance de George Orwell Nineteen Eighty-Four (1949), e o autocrático, e autoritária organização do Big Brother. A campanha começou quando o site da Decaydance Records de Wentz foi supostamente "hackeado" por uma organização chamada "Citizens for Our Betterment" (CFOB).
As pistas ficaram em links e imagens no site, e Wentz deixou pistas em seu blog pessoal. Em 19 de agosto, a esposa de Wentz ,Ashlee Simpson foi vista carregando um panfleto para a organização, levantando suspeitas e provocando muitos rumores online. Nos dias que se seguiram, novas postagens apareceram na ''Citizens For Our Betterment'' e Wentz continuou no blog, às vezes referindo-se a 4 de Novembro, o mesmo dia da eleição presidencial de 2008 nos EUA. Enquanto isso, outra banda, Copeland, lançou sua própria campanha viral. Como parte disso, Copeland lançou um site de nome semelhante, CitizensFourOurBetterment.com, e se espalhou através de várias ligações de blogs de fãs para atrair mais pessoas para o novo site.
Embora esta mistura de campanhas tivessem sido feitas sem o conhecimento dos membros do Fall Out Boy, Wentz publicou um aviso no dia 22 de agosto, quando CFOB novamente "seqüestrou" o site Decaydance Records.  Decaydance começou a se apresentar com "Citizens for Our Betterment", escrito em instrumentos do grupo. Finalmente, em 26 de agosto, um post no blog ,comunicado de imprensa ,foi feito na página FriendsOrEnemies.com da banda.; anunciou ''Folie á Deux'' como o título do próximo álbum, previsto para lançamento em 4 de novembro. Wentz comentou "Para mim, isso não é uma campanha de marketing. É uma maneira de fazer com que as pessoas se entusiasmem sobre a sua arte e que compreendam o disco ... Eu não acredito que a campanha completa já começou, e eu também acredito que as pessoas estão tomando o navio de uma forma verdadeiramente viral. Ele não faz mal a ninguém, ele conta a história do projeto melhor e faz com que seja mais apreciado ". Ele também revelou que uma mixtape, intitulado ''Welcome to the New Administration'', estava disponível para download gratuitamente no site da FriendsOrEnemies. A mixtape continha vários trechos de faixas do Fall Out Boy, assim como novas músicas de outras bandas, como Gym Class Heroes, Cobra Starship e Panic! at the Disco. No entanto, nenhum dos títulos foram confirmados para Folie à deux. Ele também incluiu uma canção intitulada "America's Sweethearts" , que acabou por ser confirmada para o álbum, mas com uma grafia alternativa." . A banda confirmou a sua intenção de lançar a mixtape em conjunto com a campanha "Citizens", e sentiu que era relevante, não só para os temas do álbum, mas a eleição de 2008 também. Wentz explicou: "Toda a campanha é parte do albúm e as pessoas podem chamá-lo de tudo o que quiserem, mas a mixtape era parte dessa campanha, e vamos ver o que acontece daqui em diante... Na criação desta organização autocrática, criamos uma campanha democrática, porque as pessoas fizeram ir na direção que eles queriam que ele fosse. "

Mudança na data de lançamento

Inicialmente, a data de lançamento do álbum foi relatado para ser no dia 04 de novembro de 2008, o que significa que coincidiria com as eleições presidenciais de 2008. O Fall Out Boy anunciou mais tarde no dia 13 de outubro de 2008, que a data de início de novembro ainda estava sendo discutida, citando preocupações sobre a eleição. A banda se estressou e trabalhou muito duro em um prazo apertado para obter o álbum em 4 de novembro. Enquanto em uma turnê promocional na Espanha, a banda percebeu que as coisas estavam "fora de controle", e, em um comunicado apressou e, explicou:     ''Seis meses atrás, pensamos que seria uma idéia divertida para liberar o nosso álbum no dia da eleição.Mas sentimos como se ao invés de fazer um comentário estávamos apenas aproveitando a onda da eleição. Isso parecia cada vez menos como o que pretendiamos fazer . Ele está agora nas mãos da nossa gravadora para nos dar uma nova data de lançamento. É nossa intenção lançar o albúm o mais rápido possível. Fizemos questão de tê-lo feito em tempo para o seu lançamento original''
Decididos a adiar o lançamento do álbum em uma época em que artistas como Kanye West (808s & Heartbreak), Britney Spears (Circus) e Guns N 'Roses (Chinese Democracy) já tinha definido as datas de lançamento, a única data disponível era de seis semanas mais tarde do que o esperado . Foi logo anunciado que uma nova data de lançamento para Folie a Deux era dia 16 de dezembro de 2008. Embora o dia 16 não era uma data ideal de acordo com a análise de marketing demográfico, Stump disse que "nós colocamos nossos oito metros de profundidade e dissemos a nossa gravadora que o albúm deve sair este ano(2008). "

Recepção

Folie à deux não funcionou tão bem comercialmente como o seu antecessor, Infinity on High. Ele estreou no número oito na parada Billboard 200 dos EUA com vendas na primeira semana de 150 mil cópias durante uma semana altamente competitiva com outras grandes estréias, tornando-se a terceira vez consecutiva que o albúm do Fall Out Boy fica no top dez. Isto está em contraste com o mais bem sucedido esforço anterior da banda, que passou de 260.000 cópias em sua semana de abertura para estrear no número um nas paradas. Folie passou duas semanas no top 20 dentro de suas primeiras 22 semanas. Ele também entrou no Billboard's Rock Albums e Alternative Albums no número três.  Com 39 mil downloads digitais como parte de seus totais de vendas em sua semana de estréia, o albúm ficou no número um na Billboard Digital Albums. Fall Out Boy foi derrotado em sua estréia gráfica,por cantores de R&B como Keyshia Cole, com o albúm ''A Different Me'' desembarcou no número dois em vendas de mais de 321.000 e Jamie Foxx, cuja intuição registrada foi 265.000 para uma estreia número três. Sem medo ,Taylor Swift reinou no número um durante essa semana. Dentro de dois meses de seu lançamento, Folie á Deux foi certificado de ouro nos Estados Unidos pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando embarques de 500 mil cópias.
Fora dos Estados Unidos, o álbum também foi menos sucedido do que Infinity on High, mas conseguiu chegar ao top 10 na Austrália, onde ele recebeu uma certificação de Platina do Australian Recording Industry Association (ARIA) para as vendas de 70.000 unidades.  O albúm estreou em número nove e passou suas primeiras sete semanas no top 20 dos suas 15 semanas no top 40. no Reino Unido, o álbum passou seis semanas no UK Albums Chart e foi mais tarde certificado de prata pela Indústria Fonográfica Britânica (BPI) para os números de venda de 60.000 unidades.  Folie foi registrado por 12 semanas no The New Zealand Albums Chart com um pico na colocação de número 26. o álbum também atingiu um pico de número 21 no gráfico 'Top Canadian Albums' .

Singles

Três singles foram lançados do álbum: "I Don't Care", "America's Suitehearts" e "What a Catch, Donnie". Como parte de uma nova estratégia de marketing,o Fall Out Boy lançou várias músicas no iTunes antes do lançamento do Folie à Deux. Quando comprado, as músicas iriam para a compra de todo o álbum como parte do recurso "Complete My Album". O primeiro single, "I Don't Care", foi lançado em 8 de setembro de 2008, atingindo um pico no número 21 na Bilboard Hot 100.  Ele foi certificado de platina pela RIAA para as transferências de um milhão de cópias.  Na Austrália, a canção chegou ao número vinte na parada de singles do ARIA, sendo certificada Ouro pela ARIA, denotando embarques de 35.000 unidades.  O vídeo da música para o single foi lançado na internet em 25 de setembro, mas foi retirado do iTunes e YouTube pouco depois. Wentz escreveu furiosamente em seu blog, o vídeo estava cheio de propagandas e colocações de produtos para telefones Nokia.
"I Don't Care" foi seguido pelo lançamento digital de "Headfirst Slide into Cooperstown on a Bad Bet" em 7 de outubro de 2008. Ele estreou e chegou ao número 74 no Hot 100 e no Digital Songs chart, no número 40. Ele também chegou às paradas canadenses, no número 64.  Ao contrário da crença popular, a música não era a atual, ao contrário, era apenas uma música postada online. A segunda música digital, "What a Catch, Donnie", foi lançado pouco tempo depois, em 15 de outubro de 2008, chegando ao número 94 no Hot 100, número cinquenta e três no Digital Songs e número noventa e cinco no Canadá na semana de 01 de novembro. O lançamento foi seguido pelo remix de Suave Suarez de "I Don't Care" em 4 de novembro. O segundo single de rádio, "America's Suitehearts" também foi lançado digitalmente no iTunes no dia 2 de dezembro de 2008.
"Headfirst Slide Into Cooperstown on a Bad Bet", "What a Catch, Donnie" e "America's Suitehearts" foram lançados digitalmente antes do álbum como parte de iTunes "Complete My Album"  "America's Suitehearts" foi então contratado como segundo single do álbum em 12 de janeiro de 2009. Como um único alcançou o número 78 no Hot 100, número 71 no Digital Songs,semana que terminou em 16 maio de 2009, bem como atingindo um máximo de número 30 na Pop Songs em 25 de abril. Na Austrália, ficaram no número 26 e no número 97, no Reino Unido.  "Headfirst Slide into Cooperstown on a Bad Bet" impactado nos Estados Unidos nas rádios de rock moderno como o terceiro single do álbum em 15 de junho de 2009, enquanto "What a Catch, Donnie"  mais tarde foi emitido no Folie a Deux como ultima música. No entanto, nem re-introduziu quaisquer gráficos. Videoclipes foram criados para cada um desses singles.

A resposta da crítica

O álbum recebeu críticas positivas dos críticos de música. No Metacritic, que atribui uma classificação normalizada de 100 opiniões de críticos convencionais, o álbum recebeu uma pontuação média de 73, com base em 12 comentários, o que indica "revisões geralmente favoráveis". Dan Martin da NME deu ao albúm uma análise muito positiva, chamando de "declaração de definição" "a maioria das canções estilisticamente diferentes mas indiscutivelmente melhores ainda." Ele escreveu: "Nós não estamos dizendo que é tão bom quanto 'American Idiot' ou 'The Black Parade'. Estamos apenas dizendo que se aproxima",  chamando-o de "conquista impressionante." Stephen Thomas Erlewine de Allmusic avaliou o álbum como quatro de cinco estrelas e comparando com Panic!At the Disco no início do ano. Ele escreveu que "Fall Out Boy quer capturar o Zeitgeist da segunda metade da década de 2000 melhor do que qualquer banda: não há tanta coisa acontecendo em Folie à Deux, você vai optar por levar tudo a sério ou não tirar nada disso,mas não faz tanto sentido se ouvir de qualquer maneira. " Scott Heisel escreveu para Alternative Press, elogiando a banda por sua "criatividade, engenho e vontade de tentar qualquer coisa." Ele comparou o significado do termo folie à deux ("a loucura compartilhada por dois") para os dois sentimentos muito distintos expressas nos diferentes lados do disco, chamando o álbum de uma boa representação da carreira da banda.
Muitos críticos comentaram sobre a experimentação musical do álbum. Jody Rosen da revista Rolling Stone, em sua revisão, afirmou que "o mix musical em Folie à Deux sugere uma banda como um caso avançado de ADD, ricocheteando entre gêneros e épocas, tempos e tempos, muitas vezes várias vezes em uma determinada canção." David Marchese complementou incursões do álbum em territórios estranhos, chamando as faixas como "I Don't Care" e "What a Catch, Donnie" de impressionantes.  Faye Lewis Rock Sound também apreciou a variedade, chamando o álbum "cabaré exótico para os ouvidos, proporcionando uma seleção abrangente de canções que saltam entre uma mistura de pop punk cativante". No entanto, alguns críticos sentiram que a banda era excessiva em suas tentativas de criar um trabalho diversificado. Margaret Wappler do Los Angeles Times acreditava que "Folie à Deux imagina-se no estádio. [...] Não é que FOB não pode ter grandiosidade, mas cada estádio precisa de ar livre." Ela chamou o álbum de "bom prazer de direita, agora pop,melodias dos anos 80 programadas  , proeza escura do emo'', enquanto dizendo: "Para todos os passos para a frente, Folie a Deux também parece conter um microchip para sua própria destruição ".
''Q'' chamou o álbum de "um barril, ficha extremamente confiante de que deve ver Fall Out Boy rapidamente elevado a premier league da rock mainstream", e Blender chamou de "o mais brilhante albúm que Fall Out Boy já fez." Blender  classificou 'Folie' no número 10 em seus 33 melhores álbuns do ano . Jaimie Hodgson do 'The Observer produtor' complementou a produção de Neal Avron "completamente limpa".  Em uma revisão mais negativa do álbum, Jesse Cataldo da Slant escreveu que "as canções da banda são cativantes no coração, agradável mas de forma substancial, anulando qualquer chance de sua música seja consumida como um simples prazer, vazio. " Cataldo também expressou descontentamento com o desempenho de Lil Wayne, bem como a produção de Pharrell Williams, que ele considerava um "conceito promissor [...] rapidamente descartado", resumindo que "Folie à Deux parece provar, se nada mais, que o Fall Out Boy é bom em mascarar suas melhores qualidades e empurrar para a frente os seus entes mais irritantes ".

Tours e performances

Um dia antes de Folie à Deux chegar às lojas (15 de dezembro), Fall Out Boy tinha planejado encenar um concerto de improviso na cidade de Nova York Washington Square Park. No entanto, a banda não obteve uma autorização para fazer. Inspirando-se em Bob Dylan e cantores populares semelhantes a partir da década de 1960, o grupo queria fazer algo livre e espontâneo como um presente para os fãs. A banda e sua administração argumentou com o NYPD sobre permitir que o show continuasse. No final, eles foram informados de que pegariam todos os instrumentos e que eles ganhariam uma viagem para a cadeia, então a banda levou o público para cantar junto. Stump cantou enquanto Wentz e Trohman tocaram guitarra e Hurley tamborilando sobre os joelhos. Stump comentou mais tarde em uma entrevista que "sobre os policiais de lá, e eu não tenho nenhum problema com os policiais, confie em mim, mas os policiais eram como o Grinch. Eles só levaram todos os presentes."
Em 20 de janeiro de 2009, o Fall Out Boy realizou show no  'Be The Change' Youth Ball, que celebrou a posse do presidente Barack Obama. O grupo foi convidado para se apresentar em Washington, DC para o prefeito Adrian Fenty, que também era um fã da banda. No baile, a banda,de brincadeira, dedicou uma performance de "Thnks fr th Mmrs" ao ex-presidente George W. Bush. Após a reunião com Obama, Wentz comentou "É alucinante. É uma daquelas coisas em que é uma incrível experiência, apenas estar em sua presença é incrível."
Para promover o álbum, Fall Out Boy embarcou em ''Believers Never Die Tour Part Deux'', que incluiu datas nos Estados Unidos e Canadá. O nome da turnê foi baseado em 2004 com ''Believers Never Die Tour'' . De acordo com os temas políticos de Folie à Deux, a turnê contou com comentário simbólico sobre o estado atual da América corporativa. O grupo começou os conjuntos com um "retiro corporativo", em que o grupo se apresentou com roupas formais e com policiais da tropa de choque ao lado do palco. Depois disso, a banda mudou para trajes casuais para o resto dos shows. Wentz observou que o objetivo das roupas formais foi demonstrar "como os ricos roubam os pobres", os fãs, e encorajados se direcionaram a atenção para as nações atingidas pela pobreza, como o Sri Lanka ea República Democrática do Congo.
As bandas de apoio na tour foram Cobra Starship, All Time Low, Metro Station e Hey Monday. Durante cinco datas da turnê, Fall Out Boy trouxe o rapper 50 Cent. Wentz, explicou: "Nós somos fãs dele desde que ouvimos ' 'Wanksta' in 8 Mile'. Nós queríamos fazer algo com ele faz algum tempo , e tê-lo na turnê vai levar o show a um nível totalmente novo. É emocionante trazer dois gêneros diferentes juntos e dar aos fãs uma nova experiência. " O rapper tinha sentimentos semelhantes sobre a situação: "Este será um momento importante na história da música unindo forças com o Fall Out Boy, uma das bandas de rock mais dinâmicas da indústria, será um evento emocionante e histórico para o rock e hip-hop.'' Devido ao entendimento de fãs conflitantes a respeito do álbum, Stump descreveu a turnê do Folie á Deux como "ser o último ato de shows. Fomos alvos de vegetais podres nas capas da Clandestine " Alguns de nós eram miseráveis no palco ", disse Trohman" Outros eram apenas bêbados. ".

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