Breaking

Patrick Stump


Nome:Patrick Martin Stumph
Nascimento: 27 de abril de 1984
Origem: Evanston, Illinois,, Estados Unidos
Ocupações:Vocalista,guitarrista,baterista,escritor e ator
Bandas que tocou:Public Display Of Affection, Xgrinding processX, Patterson, Arma Angelus,Artista solo e Fall Out Boy. 
Relacionamento:Casado com Elisa Yao desde 2012,tiveram um filho em Outubro de 2014,que se chama Declan.


Patrick Martin Stumph (nascido em 27 de abril de 1984), conhecido profissionalmente como Patrick Vaughn Stump, é um cantor e compositor americano, músico, produtor musical, ator e crítico de música, mais conhecido como o vocalista/guitarrista /compositor do Fall Out Boy, uma banda de rock americana de Wilmette, Illinois. Stump embarcou em uma carreira solo como um projeto paralelo fora do Fall Out Boy durante o hiato da banda.

Ele foi creditado por ser um vocalista emotivo adequado para R&B, bem como uma das melhores vozes do pop punk, de acordo com a Billboard. Com o Fall Out Boy, ele colocou de singles no top 10 dos EUA Billboard Hot 100 e seu álbum de 2007 Infinity on High chegou ao número 1 na Billboard 200, com mais dois álbuns com pico no top 10. a banda excursionou extensivamente desde seus primeiros dias e já realizou mais de 1.300 apresentações desde a sua criação em 2001 . Ele tem colaborado com uma extensa lista de artistas e produziu álbuns para outros artistas, incluindo Cobra Starship e Gym Class Heroes.

Depois de o Fall Out Boy entrar num hiato no final de 2009, Stump lançou seu álbum solo de estréia, Soul Punk, em 18 de outubro de 2011; sobre a qual ele escreveu todas as músicas, tocou todos os instrumentos, bem como a produção de manuseio e auto-financiou ele todo. Ele serviu como uma saída para ao ti´po de música que ele não podia fazer com o Fall Out Boy. Um remix de "This City" foi lançado como o primeiro single para o iTunes e um vídeo da música foi criado, com Lupe Fiasco. Ele lançou seu primeiro EP de seis músicas intitulado Truant Wave em 22 de fevereiro de 2011.Seu trabalho solo é um importante ponto de partida musical com o som pop punk do Fall Out Boy. Sua influência por Michael Jackson e Prince, entre muitos outros artistas é evidente através de seu som eletrônico com alma, que ele cunhou como "Soul Punk". Ele fez turnê nos EUA e tocou algumas datas na Europa em apoio a Soul Punk e Truant Wave, e abriu para Panic! at the Disco em sua turnê de meses de duração nos EUA, que começou no dia 9 de outubro de 2011. No dia 4 de fevereiro de 2013 o Fall Out Boy anunciou um retorno com o single "My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)" , o álbum Save Rock and Roll e uma turnê subseqüente, que tudo veio como uma completa surpresa para os fãs. O EP PAX AM Days, mais tarde foi lançado em 15 de outubro de 2013.



Vida,começo de carreira

Stump nasceu em Evanston, Illinois, filho de David, um cantor popular, e Patricia (née Vaughn) Stumph, uma contadora.Ele é o mais jovem dos três filhos que o casal tem. Ele tem uma irmã chamada Megan, e um irmão chamado Kevin, que é um exímio violinista.

Ele cresceu em Glenview, Illinois e estudou em Glenbrook South High School. Seus pais se divorciaram quando ele tinha oito anos de idade.Ele originalmente tocava bateria em vários subúrbios violentos de Chicago em bandas de hardcore punk,incluindo Public Display Of Affection, Xgrinding processX, Patterson,e, por dois shows,tocou na Arma Angelus.


Carreira
Fall Out Boy (2001-2009; 2013-até o momento)


Guitarrista fundador do Fall Out Boy, Joe Trohman,  conheceu o Stump devido a um mútuo interesse musical e apresentou o Stump para o baixista Pete Wentz. Apesar de originalmente ser um teste como o baterista do Fall Out Boy e não tendo nenhuma experiência cantando em uma banda, nem uma aula de canto, Stump tornou-se um pouco relutante vocalista após sua extensa gama vocal e habilidade ser descoberta. Várias mudanças aconteceram depois, ele começou também a tocar guitarra para a banda quando um guitarrista saiu desistiu faltando apenas alguns dias antes da primeira turnê da banda.
Como o grupo não tem funções específicas de guitarra, Trohman e Stump alternam entre liderar e ritmar a guitarra nas sessões de gravação e ao vivo nos shows, embora Stump veja a si mesmo como apenas mais  um guitarrista devido ao seu passado baterista. Ele é o vocalista, guitarrista e principal compositor da banda com o baixista Pete Wentz realizam as composições. Seguindo em 2002 dividido com EP e o Project Rocket , primeiro mini-LP a banda do Fall Out boy chamado Evening Out with Your Girlfriend, que foi lançado em março de 2003 no Uprising Records, embora eles já tivesse deixado a gravadora para assinar a Fueled By Ramen para uma estreia adequada. Fall Out Boy lançou seu primeiro álbum, Take This To Your Grave, em maio de 2003. Ele tem crédito por ganhar a primeira base significativa de fãs da banda, bem como um pqeueno sucesso comercial e foi eventualmente um disco de ouro. Para a capa do álbum e até hoje, Stump decidiu tirar o "h" do seu sobrenome para reduzir os erros de leitura.
Em 2003, Stump e membros de sua banda passou a assinar com a Island Records, em lançou o acústico baseado no EP My Heart Will Always Be the B-Side to My Tongue, o CD e DVD lançado em 2004 para manter os fãs, enquanto o grupo gravava seu álbum de estréia da gravadora. O EP deu à banda no ranking da Billboard 200 o nº153. Este foi seguido pelo seu terceiro álbum de estúdio, From Under The Cork Tree em 2005, que foi a descoberta da banda. Desde então, foram certificados com dupla platina pela RIAA, com um total de vendas de mais de 2,5 milhões. Ele estreou em 9º lugar na Billboard 200, tornando-se primeiro álbum top 10 da banda. Subindo  no ranking com  "Sugar, We're Goin Down" que chegou ao nº8 no Hot 100 e foi imensamente tocada na rádio Pop and Alternative. O segundo single do álbum, "Dance, Dance", também fez um megaa sucesso, atingindo o número 9 no Hot 100, tornando-se o segundo hit de Fall Out Boy. Ele ganhou vários prêmios e foi disco de platina. A banda realixou turnês fortemente em 2005 e 2006 em apoio From Under the Cork Tree, incluindo a atração principal Warped Tour, Tour Nintendo Fusion, the Black Clouds e Underdogs tour, bem como a reprodução de um show secreto sob o nome de Saved Latin em um pequeno local. Fall Out Boy foi nomeado para o Best New Artist Grammy Award em 2005.
O terceiro trabalho de estúdio do Fall Out Boy, Infinity on High, foi lançado com grande sucesso em 2007. Ele estreou em número 1 na Billboard 200 com 260.000 vendas, tornando-se o primeiro nº 1 álbum e segundo top 10 de lançamento. Também estreou no topo de outras várias paradas da Billboard e alcançou no top 5 em todo o mundo. Infinity  teve inicio com primeiro single, "This Ain't a Scene, It's an Arms Race", que atingiu o segundo lugar nas paradas. "Thnks fr th Mmrs", o segundo single do álbum, atingiu um pico de nº 11. Fall Out Boy fez uma turnê mundial para mostrar o trabalho, com shows de arena nos Estados Unidos o ano todo.
Folie à Deux, foi lançado em dezembro de 2008. Suas vendas foram menos do que se esperava em comparação com Infinity on High, mas deram à banda seu terceiro consecutivo top 10, estreando e atingindo o nº 8 no Billboard 200 com 150.000 vendas na semana de lançamento. O primeiro single, “I don’t care” desembarcou no n 21 no Hot 100 e foi platina. A banda fez a abertura para a turnê de reconciliação do blink 182 em 2009. Eles lançaram sua primeira coletânea, Believers Neves Die - Greatest Hits, mais tarde naquele ano, com todas suas versões anteriores, duas novas músicas, incluindo o single "Alpha Dog" e duas raridades. No final de 2009, a banda teve uma pausa por tempo indeterminado para "descomprimir", com os membros da banda embarcando em vários projetos paralelos, com Stump fazendo solo, Trohman e Hurley formaram um supergrupo de heavy metal The Damned Thingse Wentz começando o grupo de electropop/experimental Black Cards.
Em 4 de fevereiro, Fall Out Boy de repente anunciou seu retorno com um novo álbum intitulado Save Rock and Roll, lançado em 12 de abril de 2013 e lançou uma nova música, "My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)"  bem como as datas da turnê. A banda tocou seu primeiro show em mais de três anos, na noite de 4 de fevereiro em Chicago.

Carreira  Solo (2010 – 2012)

Em janeiro de 2010, Stump anunciou que ele estava trabalhando em um álbum solo auto escrito, realizado e produzido. Mais tarde durante esse ano ele vazou o título de Soul Punk, que foi lançado em 18 de outubro de 2011.
Stump  explicou que ele nomeou o álbum Soul Punk porque ele queria contribuir para a linguagem musical de ambos, soul e punk. "Estou tão chateado quanto eu estava antes, cantando em bandas punk, mas sinto que estou a dirigindo  em algo positivo e centrado em torno do amor." Ele criou um vídeo em seu site que mostra ele tocando vários instrumentos, começando com o kit de bateria, em seguida, adicionando mais com sintetizador, sino, guitarra e baixo, entre outros.  Ele já apresentou algumas músicas ao vivo em sua performance solo de estréia, no SXSW 2010 em Austin, Texas, incluindo "As Long As I Know I'm Getting Paid" e "Love Selfish Love", que pode ter sido originalmente descartado de seu próximo álbum solo, mas desde então foram incluídos como parte de sua estréia solo EP Truant Wave.
Em 29 de novembro de 2010, Stump colocou em seu site duas versões diferentes de sua música de estréia, "Spotlight". Uma vez chamado de "Spotlight (Oh Nostalgia)", e o outro é chamado de "Spotlight (new regrets)", com links para download para ambas as canções. Após meses Stump não consguiu decidir qual versão gostava mais e pediu a seus fãs para votar na enquete, em seu site, para a versão do single que mais gostaram e queriam ver no álbum. O encerramento das votações decidiu por "Spotlight (Oh Nostalgia)" no entanto Stump desde então decidiu incluir "Spotlight (new regrets)" em Soul Punk e colocou "Spotlight (Oh Nostalgia)" em seu primeiro EP Truant Wave, alegando que os votos eram muito próximos e que se sentia como se "Oh Nostalgia'' basicamente precisava de sua própria gravação,  construindo Truant Wave em torno dele.
 Ele lançou o primeiro EP de sua carreira solo, Truant Wave, digitalmente em 22 de fevereiro de 2011, através de sua própria gravadora, Nervous Breakdance Media.  A extensão consistia em múscas do Stump "senti fortemente, mas não tinha lugar para dentro da narrativa de Soul Punk" e inclui artistas especiais convidados como Alph-A-Bit, Om'mas Keith of Sa-Ra, David-Andrew "D.A." Wallach of Chester French, e Driis.Em 9 de junho, lançou o EP em um vinil com 12.
Em 6 de abril de 2011, Stump  contribuiu com uma canção inédita, intitulada Saturday Night Again" para o álbum Download To Donate: Japan Tsunami Relief
Um mês depois, em 6 de maio de 2011, ele atualizou seu site e também postou seu Facebook e Twitter, anunciando que "Sinto que vou explodir 5.9.11" com um link que levou a um vídeo chamado "Tsar bomba", que era um vídeo de uma explosão de bomba. A frase "Sinto que vou explodir" veio de sua canção "Explode", que Stump estreou em seu show ao vivo e acabou na gravando em Soul Punk. "Explode" foi lançado em 9 de maio de 2011. NyMag.com comentou que a canção é "altamente endividada para Michael Jackson e, em boas notícias para os leais do FOB, não totalmente diferente da antiga banda do Stump. As legendas mostravam que Soul Punk: vem o fim do verão". Em 27 de junho de 2011, Stump escreveu em sua página no Facebook e Twitter “terça-feira".  No dia seguinte (terça-feira que ele estava se referindo), Stump lançou um remix de uma faixa de Soul Punk , "This City", com o rapper Lupe Fiasco. Em 26 de julho, o remix foi lançado como o primeiro single para o iTunes.
Stump tocou doze pequenos shows pelos Estados Unidos em apoio a Soul Punk e Truant Wave. Ele visitou Chicago, Boston, Filadélfia, Nova York, Los Angeles e San Francisco. A turnê começou no dia 3 de abril de 2011 em Chicago e terminou em 15 de abril, na Califórnia. Era a sua primeira turnê como artista solo. Tours também foram programados em Londres (2 datas); Paris e Colônia.  Sua banda de apoio de cinco integrantes consistia no baixista Matt Rubano (ex-Taking Back Sunday), o guitarrista Michael Day, o tecladista/saxofonista Casey Benjamin (que já tocou com Mos Def e Q-Tip), eo baterista Skoota Warner.

Ele se apresentava em um smoking preto elegante, botas lunares e luvas de couro mostrando a ponta dos dedos , e em algumas músicas ele tocava a guitarra elétrica. Seu setlist variado de show para show, e estreou canções possivelmente de Soul Punk, como "Explode", "Allie", "Cryptozoology" e "Everybody Wants Somebody", e covers tambem, incluindo "Cupid's Chokehold" por Gym Class Heroes, "All of the Lights", de Kanye West, "Kiss My Sass", de Cobra Starship, "me and Mrs. Jones", de Kenny Gamble e Leon Huff, e "Nothing Compares 2 U" do Prince. Ele tocou músicas de Truant Wave, bem como "Spotlight (New Regrets)", que ele anteriormente lançado como um vinil de 7".

Em maio de 2011, Stump abriu shows para Bruno Mars e Janelle Monae no seu "Hooligans In Wondaland Tour" para quatro shows. Ele começou sua segunda turnê pelos EUA (primeira turnê completa) 03 de agosto de 2011. Antes disso ele se apresentou no Fuji Rock Festival no Japão no dia 30 de julho. Como parte de sua turnê pelos EUA tocou no Lollapalooza em Chicago . Ele anunciou uma turnê de outono pelos EUA de um mês com apoio de Panic! at the Disco, a partir de 9 de Outubro. Após essa tour, ele encabeçou o Metro, em Chicago. Ele tem sido um convidado em vários programas de rádio patrocinados. Suas aparições na TV incluem Good Morning New Orleans, The Tonight Show com Jay Leno, e Hoppus on Music.

Em um post em seu site em fevereiro de 2012 depois de desaparecer da internet, Stump mencionou que ele iria parar de tocar. Ele afirmou que a crítica implacável que recebeu ao Soul Punk e Folie á Deux, sentiu como se "algum grande sinal cósmico que diz que eu deveria desaparecer", e que, embora ele estava preparado para as críticas, ele não estava preparado para aceitar que as pessoas que apoiaram ostensivamente algo que ele estava envolvido se transformariam em "inimigos" a atacar a sua ambição e sua nova imagem,mais magro. Ele passou a escrever "É tentador dizer que eu nunca vou tocar/tour/gravar algo de novo, mas eu acho que é, provavelmente, apenas meu reprimido pessimismo emocional pobre a me falar".
Em 20 de maio, ele voltou para o blog e deu uma explicação da sua falta de atualizações e sua carreira musical. Confirmando, dizendo: "Eu nunca vou parar de fazer música, eu apenas não pude liberar um pouco da minha própria coisa que estou fazendo" e que ele pode voltar a tocar show por Soul Punk no futuro. Ele diz que, nos últimos 6 meses de estar em silêncio, ele tomou aulas de teatro e co-escrita e colaborou com outros músicos. Estas colaborações incluem:. Escape The Fate,  Kat Graham,  Poreotics,  Amountboyz, The King blues,  All Time Low,  Before You Exit,  e Yellowcard.

A partir de fevereiro de 2013, Soul Punk, vendeu 23.000 cópias nos EUA.


Projetos de Música

Como produtor, junto com um punhado de músicas que fez pro Fall Out Boy , Stump já trabalhou com The Hush Sound sobre Like Vines, Gym Class Heroes em As Cruel As School Children e Cobra Starship em ¡Viva La Cobra!. Ele também produziu a música "Little Weapon" de Lupe Fiasco do The Cool. Ele foi destaque em uma música do grupo de hip-hop The Roots no seu álbum de 2008 Rising Down. Em 2008, ele foi co-executivo e co-produziu para o The Cab e seu 'Whisper War' e Gym Class Heroes 'The Quilt', bem como várias faixas de introdução para Tyga.

Além de produzir álbuns, Stump também remixou faixas para várias trilhas sonoras ou versões especiais. Entre vários outros, ele fez um para "Queen Of Apology" e um remix para a trilha sonora do filme Snakes on a Plane ,e um remix do single "Dance, Dance"que está disponível no EP de "Sugar, We're Goin' Down" , um remix de "Sugar, We're Goin' Down"no From Under the Cork Tree deluxe edition, e "Pace Yourself" para The Higher e seu álbum, On Fire. Ele também remixou uma múica para o Good Charlotte "Little Things" para a  compilação de remixes da banda,o Greatest Remixes.

Em 1 º de fevereiro de 2009,a Gretsch lançou o G5135CVT-PS Patrick Vaughn Stump Signature Series "STUMP-O-MATIC" CVT Electromatic ®, com base em seu corpo modelo com stylings pessoais por Patrick Stump, como um "kill switch" e listras. Além disso, Stump ganhou duas de suas guitarras da marca que ele usou para gravar o quinto álbum do Fall Out Boy, Folie à Deux. Ele tem outra Stump-O-Matic com listras brancas e prata, que ele usou durante a maior parte da gravação de guitarras em Soul Punk e em seus concertos a solo.

Stump apareceu como um convidado no Daryl Hall from Hall and Oates on Live From Daryl's House,para tocar guitarra em várias músicas próprias do Hall and Oates, bem como em um par de músicas do Fall Out Boy , como "Sugar, We're Goin' Down "e" I Don't Care "e, além disso, atuando como um baterista/vocalista em uma versão de" What a Catch Donnie " e ''Sophomore Slump Or Comeback Of The Year''.

Durante a produção de Soul Punk, Stump contribuiu com um cover de "Everyday"para o álbum tributo de Buddy Holly em 2011, 'Listen to Me: Buddy Holly' . Victoria Asher forneceu os backing vocals. Stump e artistas que contribuem ao álbum estavam no evento tributo no Teatro Music Box.

Em 23 de setembro de 2012 Stump contribuiu na guitarra e vocais para uma performance de "Black Hole Sun", com Robert Glasper Experiment  no iTunes Festival London. Mais tarde, ele contribuiu com vocais para a faixa "I Stand Alone", do álbum 'Radio Black 2' de Robert Glasper, que estreou 23 de setembro de 2013.

Ele criou sua própria versão da música-tema para a série de TV da CW, One Tree Hill, destaque no terceiro episódio da 8 ª temporada, The Space in Between. Ele forneceu uma canção para 5 ª Temporada no episódio 3 'Big Trouble in Little Clerks 2' de  Adult Swim's Robot Chicken em que ele parodiou o filme Avatar, de James Cameron.

-Veja músicas do Fall Out Boy e de outras bandas e artistas que Patrick produziu ou participou cantando!

 Estilo vocal

Stump possui um alcance vocal tenor e também falsete que se estende por mais de duas oitavas. Ele tem sido muitas vezes identificado como o ponto central do Fall Out Boy.

Trabalho atuando

Em janeiro de 2008, Stump era um ator convidado na série de televisão de crime-drama, ''Law & Order''. Ele apareceu no segundo episódio da segunda temporada 18 como Marty Dressler, um funcionário humilde de uma companhia elétrica, que é suspeito do sequestro da esposa e filha de um executivo. O episódio, "Darkness", foi ao ar no dia 2 de janeiro de 2008, na NBC, como parte da estréia da temporada da série com duas horas. Havia um boato de que ele não foi pago por este episódio, mas ele mesmo desmascarou e disse que ele foi bem pago para o seu aparecimento na série.
Stump fez um curta-metragem em 2009, Moustachette que foi mostrado em festivais de cinema. É estrelado por Stump , Pete Wentz, e Ryan Key do Yellowcard. O curta foi lançado online em setembro de 2011.

Stump co-estrelou como um técnico de laboratório em um episódio da série ''House'' no episódio "We Need the Eggs" (8 ª temporada, episódio 17), que foi ao ar em 16 de abril de 2012.  Ele também fez uma aparição em 2008 no filme Sex Drive junto com seus companheiros de banda o Fall Out Boy.

Ele também apareceu em 'The Young Blood Chronicles',  onze vídeos cada um uma parte da história,e cada video com uma música do álbum novo , Save Rock and Roll com companheiros de banda.

Vida pessoal

Stump vive em Chicago com sua esposa, Elisa Yao, com quem se casou em 2012.

Stump perdeu 60 quilos quando o Fall Out Boy entrou em hiato em parte devido às crescentes problemas de saúde, incluindo asma e pré-diabetes, com a qual ele foi diagnosticado. Ele sofria de níveis elevados de colesterol e pressão arterial elevada também.
Em 2012 ele foi eleito membro da National Academy of Recording Arts and Sciences's Chicago Chapter Governors.
 A apresentadora Ellen DeGeneres publicou em 15 de Outubro de 2014 em sua página do Twitter uma foto do primeiro filho de Patrick Stump, vocalista do Fall Out Boy.  Declan Stump nasceu na do dia 15, fruto do casamento do cantor com Elisa Yao, com quem namorava há anos antes de oficializar a união em 2012.A banda ia se apresentar no programa da Ellen,mas cancelaram para Patrick acompanhar o nascimento de Declan.

 Curiosidades:

-Patrick Stump retirou o 'h' de Stumph para as pessoas evitarem erros com a pronúncia
-Escreveu a sua primeira música com cerca de 10 anos.
-É um fã de David Bownie e Prince
-Patrick e Pete conseguiram um recorde recentemente, pois ofereceram-se para dar 74 entrevistas em 24 horas para a divulgação do álbum Folie à Deux.
- Os pais dele se divorciaram quando ele tinha 8 anos.
- O pai dele era um cantor de música folk.
- Ele escreveu uma música pela primeira vez quando tinha por volta de 10 anos de idade.
- Ele se descreve como sendo baixinho, entediante e solitário.
- O Pete é o melhor amigo dele.
- Ele não se dá muito bem com aparelhos eletrônicos, não assiste muita TV, nem manda mensagens de texto.
- Ele diz que uma música para representar a vida dele seria “Short People” do Randy Newman.
- Não se importa por Pete receber mais atenção, mas não gosta quando ele recebe todo o crédito ou toda a culpa por algo que a banda faz.
- No começo da banda, ele sempre estava sem dinheiro, e comia qualquer coisa que fosse de graça.
- A música que ele mais gosta do “From Under the Cork Tree” é “Our Lawyer Made Us Change The Name Of This Song So We Wouldn’t Get Sued”. Ele se sente orgulhoso dela.
- Ele atua no “Release The Bats” como Bedussey e Bad Twin.
- Ele diz que “disseca a música de um jeito matemático”.
- Sabe tocar bateria.
- Segundo ele, ganha peso até se comer uma maçã.
- Ele sua muito. E dizem que ele cheira mal.
- O Patrick tem mais talento em um dedinho do que o Pete tem no corpo todo, segundo o próprio Peter Wentz.
-Patrick estreou na posiçao 67 na Billboard com seu Ep solo 'Truant Wave'
-Patrick Stump trabalhou também em no estúdio com dezenas de artistas de fora. Inicialmente, como um vocalista convidado, ele logo se formou para trabalhar como produtor (e co-roteirista) com os gostos de Bruno Mars, Lupe Fiasco, Timbaland, Cobra Starship, The Roots, Tyga, Gym Class Heroes, e outros. No palco, Patrick tem realizado com Kanye West, Jay-Z, Rihanna, Elvis Costello, e Lil 'Wayne, para citar alguns.
-Patrick sobre Pete: 'Pete é meu melhor amigo , eu amo esse cara até a morte. Eu levaria uma bala por ele.'



Site / Facebook / Twitter / Tumblr / Instagram / Youtube

Nenhum comentário: