Breaking

Save Rock and Roll




Álbum
Lançamento: 12 de Abril de 2013
Gravado: Entre Outubro 2012/Março de 2013

Gênero:Pop rock, alternative rock,pop punk
Duração:41:37
Gravadora:Island Records

Produtor:Butch Walker, Fall Out Boy












 MÚSICAS:
1."The Phoenix"           
2."My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)"
3."Alone Together"     
4."Where Did the Party Go"           
5."Just One Yesterday" (featuring Foxes)     
6."The Mighty Fall" (featuring Big Sean)   
7."Miss Missing You"           
8."Death Valley"           
9."Young Volcanoes"           
10."Rat a Tat" (featuring Courtney Love)   
11."Save Rock and Roll" (featuring Elton John)

Versão japonesa com música bônus:
12."My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)" (2 Chainz remix)



Save Rock and Roll é o quinto álbum de estúdio da banda americana de rock Fall Out Boy. Foi produzido por Butch Walker e lançado em 12 de abril de 2013, através da Island Records. Em 15 de outubro, o álbum foi relançado com PAX AM Days, um EP que a banda gravou logo após o lançamento do Save Rock and Roll . Após vários shows e uma reação mista de fãs pelo o quarto albúm Folie à Deux (2008), os membros do Fall Out Boy decidiram fazer uma pausa no final de 2009. Durante o hiato, cada membro do grupo perseguiu seus interesses musicais individuais. A banda sentiu a necessidade de descomprimir e absteve-se de se referir ao hiato como um "rompimento", reconhecendo um possível retorno no futuro.
Depois de várias tentativas de reforma do álbum que foi gravado em segredo no Rubyred Recordings em Venice, Califórnia, com início no segundo semestre de 2012. As sessões do álbum foram marcadas por um desejo de reinventar o som da banda de uma forma mais moderna. A banda trouxe o produtor Butch Walker para uma nova abordagem, marcando a primeira vez sem o produtor de longa data Neal Avron. Na nova forma da banda, cada membro do quarteto estava envolvido na elaboração das composições, embora as sessões fossem inicialmente difícieis enquanto lutavam para se reconectar. Save Rock and Roll apresenta vocais de Big Sean,Foxes, Courtney Love, e Elton John (que canta na faixa título do álbum). A banda filmou vídeos de música para todas as músicas do álbum, e foram lançados como The Young Blood Chronicles em 2014.
Save Rock and Roll estreou no número 1 nos EUA Billboard 200 com 154.000 vendas na primeira semana, ganhando pra banda seu segundo número 1 da carreira. Seu primeiro single, "My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)", obteve a certificação tripla de platina nos EUA e ficou mundialmente conhecido.A Rolling Stone descreveu o retorno da banda como um "renascimento bastante impressionante",  e o albúm recebeu críticas positivas sobre o seu lançamento, embora a maioria dos críticos de música estavam hesitantes para se referir ao álbum apenas como um disco de rock. O grupo seguiu o lançamento do disco com a turnê ''Save Rock and Roll'', com vários shows na Europa, e nos EUA,américa do sul e também aparições em festivais e performances de TV.



Em 2009, após duas turnês por todo o país e o lançamento de ''Believers Never Die - Greatest Hits'', os membros do Fall Out Boy decidiram fazer uma pausa. A decisão da banda resultou da desilusão com a indústria da música e da promoção constante do quarto albúm ''Folie à Deux'' . Cada movimento do baixista Pete Wentz tornou-se alimento para fofocas nos tablóides, e o vocalista Patrick Stump lembrou que "Nós nos encontramos em execução nos fluimos aos poucos - de forma criativa e, provavelmente, como pessoas, também." Além disso, a agenda de shows constante tornou-se difícil para a banda devido a opinião de fãs conflitantes sobre Folie à Deux: " a banda fez a realização de vários shows a partir do albúm ", levando Stump a descrever a turnê como  suporte de Folie á Deux como "ser o último ato de shows. Fomos alvos de vegetais podres nas capas da Clandestine " Alguns de nós eram miseráveis no palco " " Outros eram apenas bêbados. " disse o guitarrista Joe Trohman.  Stump percebeu que a banda estava desesperada para fazer uma pausa; ele sentou-se com o grupo e explicou que um hiato estava em pauta, se a banda queria continuar no futuro. Todos os envolvidos sentiram a dinâmica do grupo havia mudado com as personalidades desenvolvidas.
Rumores levaram a confusão quanto ao que o hiato realmente significava; Wentz preferiu não falar sobre o "hiato", em vez de explicar que a banda era apenas "descompressiva".  Fall Out Boy fez seu último show no Madison Square Garden no dia 4 de outubro de 2009. Perto do fim,Mark Hoppus do Blink-182 , raspou a cabeça de Wentz em um movimento que a Rolling Stone descreveria mais tarde como uma "limpeza simbólica do passado, mas também o início de um capítulo muito triste para a banda".  No momento em que o hiato começou, Stump foi o mais ''pesado'' que ele já tinha sido e detestava a imagem da banda como uma banda "emo".  O baterista Andy Hurley disse que "atravessou a depressão mais escura que eu já senti. Olhei para o meu calendário e era apenas vazio."  Wentz, que estava abusando de Xanax e Klonopin, se divorciou de sua esposa Ashlee Simpson e voltou à terapia. "Eu, basicamente, deixei de ser o cara do Fall Out Boy para ser o cara que , tipo, sai todos os dias ", lembrou Wentz. Anteriormente conhecido como o "líder da banda, Wentz". Partilhando a sua custódia com seu filho e abraçando o envelhecimento: " Houve um salto de corte na minha vida. Eu comecei a pensar... Como, ser velho seria legal."
Durante o hiato, os membros da banda perseguiram seus interesses musicais individuais, que foram recebidos com "diversos graus de fracasso".  Stump foi o único membro do quarteto que assumiu um projeto solo enquanto Fall Out Boy estava em hiato, a gravação de seu álbum ''Soul Punk'' foi inteiramente por conta própria: ele escreveu, produziu e tocou todos os instrumentos para todas as faixas do disco. Além disso, ele se casou com sua namorada de longa data e perdeu mais de 60 kg por meio de controle da comida e exercícios. Stump soprou mais de suas economias para montar uma grande banda para uma turnê por trás de ''Soul Punk'', mas as vendas de ingressos eram escassos e o álbum estava parado comercialmente.Durante um momento particularmente sombrio em fevereiro de 2012, Stump abriu seu coração em matéria e seu blog com o titulo "We liked you better fat: Confessions of a Pariah." No post, Stump lamentou a recepção hostil do albúm e seu status como um "velho" de 27 anos. Stump revelou que os fãs assediaram ele em sua turnê solo, lançando insultos, como "Nós gostavamos de você mais gordo", e observou que " Seja qual for a notoriedade o Fall Out Boy costumava a me impedir de ter a capacidade de começar de novo a partir de algo novo ".  Além de Soul Punk e desenvolvimentos pessoais, Stump trabalhou como compositor profissional/produtor, escreveu faixas para Bruno Mars e All Time Low, e buscou atuar.
Wentz formou um duo eletrônico chamado ''Black Cards'' com a vocalista Bebe Rexha em julho de 2010. O projeto lançou um único albúm e atrasos levaram à saída de Rexha em 2011. Black Cards acrescentou Spencer Peterson para completar a Use Your Desilusão EP em 2012.  Wentz também escreveu um romance o livro 'Gray', que tinha vindo a trabalhar há seis anos fora da banda, e começou a se hospedar na competição de tatuagem do reality show ''Best Ink''.  Hurley aventurou-se mais para dentro da rock durante o hiato, tamborilando com várias bandas ao longo de três anos. Ele continuou a gerir a sua gravadora, Fuck City, e para bandas como ''Burning Empires and Enabler.''  Ele também entrou para a banda de heavy metal The Damned Things com Trohman, Scott Ian e Rob Caggiano do Anthrax e Keith Buckley do ''Every Time I Die''. Apesar disso, todos os membros permaneceram cordiais um ao outro; Wentz foi o padrinho de Stump em seu casamento.  O hiato foi considerado entre todas as coisas, benéfico para o grupo e seus membros, de acordo com Hurley. "O hiato ajudou a todos do tipo de figurar e sair para fora", explicou ele em 2013. "Especialmente Joe e Patrick, que eram tão jovens. E Pete agora é um milhão de vezes melhor."

Composição
A música em destaque ''Save Rock and Roll'' contém elementos de pop em geral, pop rock, rock alternativo e pop punk, e tem sido descrito como tendo "pulsantes socos do disco empilhados em harmonia de metal ". " The Phoenix" foi inspirada pelo compositor russo Dmitri Shostakovich com loops de bateria, sendo que ambos,estavam interessados em um ponto no processo de gravação. Enquanto escutava para o quarto movimento (Allegro non troppo) de Shostakovich Symphony No. 7, Stump ficou encantado com um certo momento de corda e começou a construir uma canção totalmente nova influenciado por ela. O mesmo trecho orquestral foi empregado como uma amostra do artista hip-hop alemão Peter Fox em seu 2008 single "Alles Neu".

Gravação

Origens mais remotas do álbum foram escritas em sessões infrutíferas entre Patrick Stump e Pete Wentz. Os dois se encontraram no início de 2012 para escrever pela primeira vez em quase quatro anos. Wentz estendeu a mão para Stump , como ele também sentia que ele estava em um lugar escuro e precisava de uma saída criativa. Ele estava relutante em se aproximar de Stump, comparando isso a um telefonema para se reconectar com um amante depois de anos. "Eu sei o que você precisa - você precisa de sua banda", Wentz disse a Stump  "Eu acho que é um pouco estranho que nós realmente não tenhamos visto uns aos outros este ano.Pagamos por cada um dos outros.." Wentz comentou.  A dupla gravou demos no GarageBand em estúdio na casa de Stump em Hollywood Hills.  O resultado foram três ou quatro novas músicas, que foram arquivadas e eles concluiram que "elas simplesmente não estavam certas e não se sentiam bem em usa-las".
Vários meses depois, eles reuniram as duas faixas  que escreveram e se sentiam verdadeiramente bem e isso representou a banda de uma forma moderna. Depois de escrever "Where Did the Party Go", ambos os músicos ficaram animados e o impulso continuou a crescer.A banda decidiu que o retorno estava em ordem, ele deve representar a banda em sua forma atual: "Nós não queremos voltar apenas para aquecer os dias de glória,queremos recolher algumas verificações e fingir ... e fazer a nossa melhor personificação desde 2003, "disse Stump.  Em seguida, o quarteto realizou uma reunião secreta durante todo o dia na casa de seu gerente, em Nova York, onde eles discutiram idéias e os todos se reuniram para gravar.  Trohman foi o último a ser contactado, através de um telefonema de três horas de Stump. Como Trohman foi sem dúvida o mais animado para começar outros projetos, ele tinha uma lista de cláusulas para reunir a banda. "Se eu não vou voltar a escrever para a banda , então eu não quero", ele comentou, e Stump desarmou-o: ". Eu disse a ele que ele(Trohman) precisava escrever mais."
Save Rock and Roll foi gravado principalmente em Rubyred Recordings em Venice, na Califórnia a partir de outubro de 2012 a março de 2013. O principal objetivo da banda era de reinventar seu som a partir do zero, criando o que Trohman chamou de "releitura da banda", que se concentra mais no pop. Mas as sessões não ficaram sem as suas dificuldades, como a banda lutou inicialmente para produzir novo material. Walker tinha dúvidas sobre a volatilidade da banda, sentindo que o albúm não se fez seguir "crise após crise".  Quando a banda viu que Elton John era um fã de sua música, eles brincaram, sugerindo que ele poderia querer gravar com eles. O cantor concordou e Stump voou para Atlanta no final de produção, interrompendo o processo de mixagem, para gravar com John. Ele foi muito positivo sobre a direção do álbum: ". Ele realmente falou sobre o título do álbum,ele entrou e foi como, '.. Amei o título do álbum ''Love where this is going''. Isso é ótimo.", disse Stump.
O álbum inteiro foi gravado em segredo da indústria da música, críticos, e seus próprios fãs. "Houve algumas vezes que havia paparazzis ", lembrou Stump. A decisão de manter a gravação em segredo era parcialmente para que eles pudessem encerrar este assunto.Manter o segredo era difícil, especialmente para um grupo tão visível em mídia social.; Hurley ficou longe do Twitter e todos os membros ficaram longe um do outro em público. Os rumores começaram a girar no final de 2012 depois de um amigo da banda twittar que a banda estava no processo de gravação de novo material. Cada membro da banda foi rápido em negar qualquer chance de um reencontro. A banda permaneceu de boca fechada até o fim; quando o Chicago Tribune pediu a Wentz uma semana antes do anúncio se o Fall Out Boy estava se reunindo, ele respondeu: "Não é." Os planos quase foram por água a baixo quando Wentz foi jantar com o rapper 2Chainz para discutir planos para o vídeo  "My Songs". Após a conversa, 2Chainz lançou no Instagram uma foto de Wentz e ele próprio com a legenda "Fall Out Boy feat. 2 Chainz?" Para surpresa e alívio da banda, seus próprios fãs negaram a possibilidade, acharam a idéia muito absurda.

Álbum

O título foi criado com uma observação após Wentz imaginar resenhas de álbuns que sarcasticamente afirmam a banda "voltou para salvar o rock and roll." Ele também foi parcialmente inspirado pelo retorno de atos baseados em rock na rádio hit contemporânea, como o sucesso de recentes singles de Fun e Gotye.
A capa da Save Rock and Roll apresenta uma fotografia de dois meninos - um vestindo roupas de monge tradicionais, outro de calça jeans e uma camiseta, fumando um cigarro -. Tiradas por Roger Stonehouse na Birmânia. A imagem foi encontrada no início no processo de produção,a banda vasculhou a Internet para achar imagens inspiradoras. Eles sentiram que a foto solidificou a mensagem do disco ", definitivamente em débito com o passado, mas desafiadoramente aponta para o futuro".  Resumido, a imagem representa o velho e o novo em confronto, e tradição e mudaças se unindo.

Divulgação

Enquanto eles negavam especificamente uma reunião, porque "nós nunca terminamos", a banda anunciou uma turnê de reunião e detalhes da ''Save Rock and Roll Tour'' em 4 de Fevereiro de 2013. Anúncio do quarteto incluiu uma foto deles, reunidos em torno de uma fogueira, jogando cópias de seu álbuns nas chamas no local original de 1979 do Disco Demolition Night. A banda tocou um "show secreto" no Subterranean de Chicago, seguido por mais dois shows em um clube em Nova York e Los Angeles na mesma semana. Stump brincou e repreendeu a multidão da cidade natal no Subterranean: "Eu disse que ia voltar por que vocês não acreditaram em mim?"
Save Rock and Roll foi originalmente previsto para ser lançado em 7 de maio, a fim de coincidir com o 10 º aniversário da banda de seu albúm ''Take This to Your Grave'', mas a data foi puxada para antes ,em abril, depois do primeiro single e o retorno da banda foram recebidos muito bem comercialmente e pelos críticos de sucesso. O álbum foi publicado na íntegra no site oficial da banda oito dias antes de seu lançamento, a fim de evitar um vazamento.

Singles

O primeiro recorde foi o single,  "My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)", que disparou para o número dois no iTunes em poucas horas de seu lançamento.  O single chegou ao número 13 na Billboard Hot 100, marcando primeiro top vinte do single da banda desde a seu cover de Michael Jackson de 2008 "Beat It". "My Songs" logo vendeu 2 milhões de downloads nos EUA, e também o pico no número cinco no UK Singles Chart. A banda promoveu a música com performances de TV e em versão acústica em entrevistas de rádio.
O Fall Out Boy anunciou em 24 de junho que o próximo single seria "The Phoenix" via sua página oficial do Facebook. Foi lançado nas rádios de rock moderno pela América em 16 de julho.
Um mês depois, a banda anunciou que "Alone Together" que seria o terceiro single, com uma liberação de pop, para 06 de agosto de 2013. O single chegou ao número 71 na Billboard Hot 100 e passou oito semanas no gráfico.
"Young Volcanoes" mais tarde foi anunciado como o quarto single do álbum. Ele impactou oficialmente na rádio no Reino Unido em 4 de novembro, coincidindo com o seu desempenho no O2 Academy Islington, e mais tarde chegou ao número 52 na UK Singles Chart.

The Young Blood Chronicles

Artigo principal:  The Young Blood Chronicles

Inspirado em parte pela Interstella do Daft Punk 5555: O 5tory do 5ecret 5tar 5ystem, a banda lançou um videoclipe para cada canção do álbum em uma série intitulada  The Young Blood Chronicles entre fevereiro de 2013 e maio 2014 .São onze videos que foram mostrados como um filme contínuo em 21 de maio de 2014 no programa Palladia.

Save Rock and Roll Tour & Save Rock and Roll Arena Tour

Assim que o Fall Out Boy saiu de seu hiato, a ''Save Rock and Roll Tour'' foi anunciada para o verão de 2013, além das datas pontuais e retorno em cidades selecionadas. Fall Out Boy tocou em várias pequenas salas de concerto e clubes para esta turnê. Em 13 de maio, foi anunciado que o Fall Out Boy iria em uma arena para fazer ''Save Rock and Roll Tour'', com o apoio do Panic! At The Disco e Twenty One Pilots. A banda também tocou como atração principal por concertos e festivais em todo o mundo, incluindo as datas na Europa e na Ásia. Em 29 de julho, Fall Out Boy anunciou uma turnê australiana Save Rock and Roll com a Índia britânica, a partir de 22 de Outubro e que abrange quatro datas em quatro cidades;o Fall Out Boy tinha tocado em duas datas na Austrália sete meses antes. Ao longo de 2013, o Fall Out Boy foi convidado para cantar em vários programas de TV e cerimônias de premiação de música. Mais tarde, foi anunciado que a banda iria também sediar a Salvar Rock & Roll European Tour, tocando em dezesseis cidades entre fevereiro e março de 2014. Sete das datas foram no Reino Unido. As bandas de apoio foram anunciados no dia 02 de dezembro de 2013; elas eram The Pretty Reckless e New Politics.
Em 13 de setembro de 2013 o Fall Out Boy participou da ''Riot Fest'' na sua cidade natal, Chicago. Seu show contou com uma participação especial de Jeff Pezzati do Naked Raygun eo aparecimento da taça da Copa Stanley que foi ganhada antes do verão pelo time da cidade natal da banda,a equipe Blackhawks.

Recepção da Critica

Save Rock and Roll recebeu críticas positivas dos críticos de música, fazendo com que a volta da banda seja um sucesso na crítica. No Metacritic, um site que atribui uma classificação de 100 a partir de avaliações de críticos convencionais, que detém atualmente uma classificação de 75 com base em 18 comentários, citando "revisões geralmente favoráveis".  Stephen Thomas Erlewine de Allmusic elogiou composições do recordes como "ambicioso, admirável, e por vezes emocionante, principalmente porque o grupo nunca teme pisar em águas traiçoeiras, feliz a borrar as distinções entre pop e rock, e subterrânea". Kyle Ryan de The AV Clube chamado o álbum de "álbum mais pessoal da banda, no entanto, um tributo ao ser apaixonado e jovem, é um álbum que anseia por clubes pequenos do punk".  Em uma revisão positiva do o álbum, Matthew Murray de Reino Unido do site What Culture chamou o álbum de "ambicioso" e "um inferno de um monte de diversão." Ele disse que o Fall Out Boy "não são os salvadores do rock and roll em estado de espera", mas "eles fazem como um substituto".  Annie Zaleski da Alternative Press também deu ao álbum uma crítica positiva, chamando-o "uma explosão de um álbum", afirmando que "Também é corajosa:. Não importa a que direção o Fall Out Boy passou, as pessoas não iriam se decepcionar então, para lançar uma coleção de música que é uma progressão notável de seus últimos álbuns, mas um feito inteiramente por conta de seus próprios termos, é corajoso. Save Rock and Roll não pode realmente, bem, salvar o rock and roll, mas ele certamente tem trazido Fall Out Boy de volta da beira do abismo ". Johan Wippsson de Melodic deu uma revisão mais crítica escrevendo que" Fall Out Boy não é a banda que vai salvar o Rock And Roll ". Ele acrescentou que "como muitas outras bandas, eles adicionaram alguns elementos mais eletrônicos, o que torna Save Rock and Roll um pouco muito bem produzido e não orgânico".

Dave Simpson do The Guardian foi positivo em sua descrição da música no álbum: ". Cada faixa combina o punk-pop, os valores de produção e de estilo boyband,para tocar em baladas , para fazer um barulho grande o suficiente para acompanhar fogos de artifício nos estádios"  Kyle Anderson, da Entertainment Weekly descreveu Save Rock and Roll como uma escada para uma nova era para a banda, escrevendo: "Não há muito o processamento psicológico em Save Rock and Roll, mas não é a visão antecipada do FOB de uma guitarra-pop " da Rolling Stone Simon Vozick-Levinson caracterizou o álbum como cheio de "ambições ", resumindo, dizendo:" O futuro do rock dependem deste absurdo superaquecido? Claro que não. Mas a vida é mais divertida com Fall Out Boy do que sem eles ". No USA Today, Brian Mansfield concluiu com" Fall Out Boy pode não ser os salvadores do rock, mas certifique-se que tem um pouco de vida à esquerda ". Andy Baber de music OMH chamou isso de "álbum mais suave, no entanto, ele também é o menor deles, memorável".  Do The Oakland Press, Gary Graff descobriu que "conjunto de 11 músicas tem mais em comum com Rihanna que os Ramones, o que, sem dúvida, polariza os fiéis ".

Desempenho comercial

Save Rock and Roll estreou no número um na parada Billboard 200, com vendas na primeira semana de 154 mil cópias nos Estados Unidos, segundo a Nielsen SoundScan. Fall Out Boy estava em uma corrida de vendas com o rapper Kid Cudi, cujo Indicud foi lançado no mesmo dia e estreou no número dois. Inicialmente, fontes do setor previam ambos os álbuns para vender em torno de 150 mil, mas Save Rock and Roll passou à frente até o final da semana de rastreamento.  A chegada de Save Rock and Roll ficou na terceira maior semana de vendas do quarteto, e ganhou seu segundo número um da carreira. O álbum também estreou no número um no Top Rock Albums da Billboard e nos gráficos  de Top álbuns alternativos.  Em sua segunda semana, caiu para a quinta posição na Billboard 200, com 36.000 vendas, um declínio de 76%.  A partir de junho 2014 Save Rock and Roll ter digitalizado mais de 584 mil em vendas.

Internacionalmente, o álbum estreou no iTunes no número 1 em 27 países, incluindo Canadá, México, Nova Zelândia, Hong Kong, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Japão e África do Sul. O álbum entrou no número 2 em outros 13 países, incluindo o Reino Unido, Austrália, Áustria, Irlanda, Brasil e Rússia. Ao todo, o álbum entrou dentro do top dez em 60 países, incluindo a Noruega, Argentina, Finlândia, Suécia, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Índia e Polônia. O sucesso da banda foi melhor descrito como inesperada por jornalistas de música . Rolling Stone chamou de retorno da banda um "renascimento bastante impressionante",e Entertainment Weekly chamou o número um de"um grande feito para uma banda que muitos na indústria havia descartado como reis de um gênero cujo o tempo havia passado."

Nenhum comentário: