Breaking

From Under The Cork Tree


Álbum
Lançamento: 03 de Maio de 2005
Gravado: Novembro 2004/Janeiro 2005
Gênero:Pop punk, punk rock
Duração:43:00
Gravadora:Island Records
Produtor:Neal Avron














 MÚSICAS:
1. "Our Lawyer Made Us Change the Name of This Song So We Wouldn't Get Sued"
2. "Of All the Gin Joints in All the World"
3. "Dance, Dance"
4. "Sugar, We're Goin Down"
5. "Nobody Puts Baby in the Corner"
6. "I've Got a Dark Alley and a Bad Idea That Says You Should Shut Your Mouth (Summer Song)"
7."7 Minutes in Heaven (Atavan Halen)"
8."Sophomore Slump or Comeback of the Year"
9."Champagne for My Real Friends, Real Pain for My Sham Friends"
10."I Slept with Someone in Fall Out Boy and All I Got Was This Stupid Song Written About Me"
11."A Little Less Sixteen Candles, a Little More "Touch Me"
12."Get Busy Living or Get Busy Dying (Do Your Part to Save the Scene and Stop Going to Shows)"
13."XO"


 "Black Clouds and Underdogs"Limited edition

14."Snitches and Talkers Get Stitches and Walkers"  
15."The Music or the Misery"  
16."My Heart Is the Worst Kind of Weapon" (demo)
17."Sugar, We're Goin Down" (Patrick Stump remix)
18."Dance, Dance" (Lindbergh Palace remix)

Todas as letras escritas por Pete Wentz, todas as músicas compostas por Patrick Stump e por toda banda



From Under the Cork Tree é o segundo álbum de estúdio da banda americana de rock Fall Out Boy. Foi lançado em 3 de maio de 2005, através da Island Records.As músicas foram compostas pelo vocalista e guitarrista Patrick Stump, com todas as letras escritas pelo baixista Pete Wentz.Wentz disse que as letras eram sobre "a ansiedade e depressão que vai junto com a olhar para sua própria vida.'' Em apoio do seu lançamento o grupo encabeçou turnês por todo o mundo e tocou em vários festivais de música.
Por sua turnê 'Black Clouds and Underdogs' do álbum que foi relançado como From Under the Cork Tree (Edição limitada "Black Clouds e Underdogs"), com novas músicas e remixes.
O albúm foi um convencional sucesso. Liderado pelo single "Sugar, We're Goin Down",o álbum estreou na 9ª posição nos EUA Billboard 200 com 68.000 vendas na primeira semana, ganhando como a primeira banda top ten e tornando-se a mais longa de gráficos e álbum mais vendido.  Permaneceu 14 semanas no top vinte de seus setenta e sete dias no gráfico. O álbum, bem como seus singles ganhou vários prêmios e alcançou o status de platina dupla . Já vendeu mais de 2,5 milhões de álbuns nos Estados Unidos a partir de 2007, e mais de 3 milhões em todo o mundo. A partir de fevereiro de 2013,Cork Tree teve 2,7 milhões de vendas nos Estados Unidos. O álbum produziu dois singles de sucesso "Sugar, We're Goin Down" e "Dance, Dance"  atingindo a 8ª e 9ª posição na Billboard Hot 100 e em 2005, o álbum foi classificado no Top 100 dos álbuns mais vendidos do ano nos EUA com 1.654.320 de vendas e ficou em 43º na lista dos Top 50 álbuns mais vendidos de 2005.


O grupo sofreu um revés em fevereiro de 2005, depois de ansiedades de Wentz sobre a criação de um novo recorde culminou em uma tentativa de suicídio. Wentz, explicou: "Foi impressionante. Ou eu era ou totalmente ansioso ou totalmente deprimido.A sensação é particularmente esmagadora quando você está à beira de fazer algo muito grande e pensando que ele vai ser um grande fracasso.Fui torturado com a auto-dúvida.'' Depois de passar por terapia, Wentz voltou à banda e se dirigiu para Burbank, Califórnia, para gravar o álbum.

Gravação e produção

From Under the Cork Tree foi gravado em Burbank, Califórnia, e foi a primeira vez que a banda tinha ficado na Califórnia por um período prolongado de tempo. O grupo vivia em moradia corporativa durante o making of do álbum. Em contraste com a Take This to Your Grave para agendamento de gravação  teve um ritmo muito mais gradual, enquanto trabalhavam em From Under the Cork Tree.Foi o primeiro albúm em que Wentz escreveu todas as letras e Patrick fez o resto,continuando a abordagem eles levaram para algumas músicas do ''Grave''. Stump sentiu que este processo foi muito mais "suave", cada membro era capaz de se concentrar em seus pontos fortes.
A banda teve grande dificuldade em criar o som desejado para o álbum, constantemente. Duas semanas antes das sessões de gravação começarem, o grupo abandonou dez músicas e escreveu mais oito, incluindo o primeiro single do álbum, "Sugar, We're Goin Down". O coro de  "Sugar We're Goin Down"  quase foi jogado fora pela gravadora do grupo, mas acabou por ser resgatada. Wentz lembrou: "Nossa gravadora nos disse que o refrão era muito ruim e o som das guitarras eram muito pesados.'' Island Records também interveio quando a banda queria "My Name is David Ruffin And These Are The Temptations" como o título da primeira faixa do álbum,Wentz afirmou: "Nossa gravadora disse: 'Você vai ser processado por fazer isso', e nosso advogado disse: 'Você vai ser definitivamente ser processado por fazer isso.'' O grupo posteriormente tinha renomeado a canção para "Our Lawyer Made Us Change the Name of This Song So We Wouldn't Get Sued".

Composição

Stump serviu como compositor principal para o From Under the Cork Tree. Ele comentou sobre o estilo musical do álbum: "Nós experimentamos um pouco com todos os tipos de coisas um pouco de metal,de R & B. Mas, afinal, a sua banda retrata você mesmo ,você pode colocar coisas diferentes na mesma, mas ainda assim é... vai soar como você.''

Letras

Em trabalhos anteriores, Stump colaborou com Wentz sobre as letras. Para From Under the Cork Tree e alguns albúns seguintes,Wentz tomou conta das letras. Ele o chamou de "mais introspectivo" do que o álbum anterior do grupo. ''Desta vez, as letras eram mais sobre a ansiedade e depressão,é como olhar para sua própria vida.''
Ele também disse em uma de suas letras: "Este é o lugar onde vamos estar daqui a um ano, e isso é o que você vai estar dizendo sobre nós." Wentz descreveu  "I've Got a Dark Alley and a Bad Idea that Says You Should Shut Your Mouth (Summer Song)" como "olhar no espelho e não se sentir seguro em sua própria pele.''
A banda queria criar um albúm que fosse muito mais desenvolvido, disse Wentz. ''Quando fizemos Take This to Your Grave éramos muito jovens, tínhamos duas semanas para fazê-lo ,era fazer ou não fazer.'' Desta vez tivemos mais tempo para sentar com as músicas e fazê-las funcionar e tinhamos mais de uma chance de planejar as coisas.Nós fizemos um álbum que realmente gostamos, e isso é tudo que eu sempre quis.Fall Out Boy nunca foi sobre metas ou ambições. Começamos apenas por diversão, e tornou-se essa coisa enorme.''

Titúlo e capa

O título foi tirado de uma linha no livro de 1936 para crianças ''The Story of Ferdinand''  por Munro Leaf.A história fala sobre um touro chamado Ferdinand que preferia cheirar flores debaixo de uma árvore de uma cortiça do que participar de lutas. A capa do álbum apresenta uma van com um reboque em uma queda na neve. Esta é uma referência ao acidente de carro que a banda sofreu,quando eles estavam dirigindo para Nova York para filmar o vídeo de "Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy" do albúm Take This to Your Grave.


Recepção

From Under the Cork Tree estreou na 9ª posição no EUA Billboard 200, com 68.000 cópias vendidas em sua primeira semana. Ele se tornou o primeiro top 10, como seu álbum de 2003 ''Take This to Your Grave''.Registrando 77 semanas na parada,  From Under the Cork Tree já vendeu mais de 2,7 milhões de cópias nos os EUA e mais de três milhões em todo o mundo, tornando-se o álbum mais vendido.Ele tem certificado duplo de platina para as transferências de mais de dois milhões de cópias. Durante o Natal de 2005, o álbum novamente alcançou seu pico de 9º lugar com 157.000 vendas, registrando a segunda maior semana de vendas da banda até à data 2013.
Após o lançamento do seguinte álbum ''Infinity on High'', que estreou como número 1 na Billboard 200, From Under the Cork Tree re-entrou na Billboard 200 no número 168, com 5.300 vendas.

Singles

Três singles foram lançados do álbum: "Sugar, We're Goin Down", "Dance, Dance" e "A Little Less Sixteen Candles, a Little More "Touch Me". "Sugar, We're Goin Down" ficou na 93ª posição no EUA Billboard Hot 100 e 11 semanas depois, alcançou a posição nº 8 em setembro de 2005.
Ele passou cinco semanas no top 10 e 20 semanas (cinco meses) no top 20, registrando um total de 42 semanas na parada antes de ser retirado. Ele chegou ao número 3 no Billboard Alternative Songs.  No Reino Unido, "Sugar, We're Goin Down" também chegou ao número 8, e passou 21 semanas no top 75,já vendeu mais de dois milhões de cópias nos EUA e foi certificado duplo de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando o embarque de dois milhões de cópias.
O segundo single do álbum, "Dance, Dance" também foi lançado para o sucesso comercial, chegando a 9ª posição nos EUA em janeiro de 2006 e em 8º, no Reino Unido.Nos EUA passou 14 semanas no top 20 e teve certificado de platina pela RIAA pelo número de um milhão de cópias. "Dance, Dance" é o maior hit na rádio Alternativa, atingindo o 2º lugar na ''Billboard Alternative Songs''. A música alcançou o número 35 na parada de singles da Irlanda. O video de "Dance, Dance" ganhou o prêmio de "Escolha do Público" no MTV Awards de 2006 e dois prêmios no ''Teen Choice Awards'' concorrendo a "Rock Track" e "Single". "A Little Less Sixteen Candles, a Little More" Touch Me " do terceiro álbum,era muito menos popular do que os dois primeiros singles,mas conseguiu chegar nº65 no Hot 100. E permaneceu por 13 semanas. Na ''Billboard Alternative Songs'' alcançou a posição nº 38. No Reino Unido, "Sixteen Candles" chegou ao número 38 na parada de singles.

A recepção crítica

A reação da crítica ao From Under the Cork Tree foi em geral positiva. Em uma revisão extremamente positiva do álbum, Johnny Loftus do Allmusic disse: ''Musicalmente Cork Tree tem cinco faixas implacáveis??, com melodias afiadas que parecem familiares, mas soam totalmente originais.'' A revista Rolling Stone, que lhe deu três estrelas, dizendo "...FOB tem uma enorme habilidade para a elaboração de letras.''A critica do IGN foi muito negativo para o álbum, dando-lhe um 3.6 de 10.


 Saiba mais sobre o "Black Clouds and Underdogs"Limited edition


Notas das músicas

"Our Lawyer Made Us Change the Name of This Song So We Wouldn't Get Sued" – A canção foi originalmente chamada de "My Name Is David Ruffin And These Are The Temptations"mas eles mudaram quando sua gravadora e advogado disseram que iriam ser processados. A música também é destaque na trilha sonora para o vídeo game NHL 06.

"Of All the Gin Joints in All the World" – O título é uma referência a uma citação de Humphrey Bogart em Casablanca. A canção também é citada no filme Onze Homens (2001).

"Dance, Dance" –  é destaque em vários jogos de vídeo como o Burnout Revenge, Juiced: Eliminator, Madden 2006 ,Rock Revolution e Guitar Hero: Warriors of Rock, entre outros.

"Sugar, We're Going Down" – é destaque no set list da versão 2009 da franquia do Guitar Hero, Band Hero.

"Nobody Puts Baby in the Corner" – O título é tirado de uma citação de ''Dirty Dancing'' falado por Johnny Castle (Patrick Swayze).

"Champagne for My Real Friends, Real Pain for My Sham Friends" – Este título é tirado de uma citação de Edward Norton no filme 25 Hour; no entanto, o ditado também foi atribuído a Francis Bacon, o titulo é falado pelo ator Derek Jacobi no John Maybury's Love is the Devil (1998). Também é atribuído ao artista Tom Waits.

"7 Minutes in Heaven (Atavan Halen)" – O título, e partes da música, refere-se a tentativa de suicídio de baixista Pete Wentz em 2005.A referência ao guitarrista Van Halen decorre da semelhança da introdução da música para uma progressão de acordes popular usado por Eddie Van Halen em canções como "Panama" e "Dance the Night Away".

"A Little Less Sixteen Candles, a Little More "Touch Me"" – Originalmente intitulado "A Little Less Molly Ringwald, a Little More Samantha Fox".

"Get Busy Living or Get Busy Dying (Do Your Part to Save the Scene and Stop Going to Shows)" – Refere-se a uma citação de The Shawshank Redemption.O título foi referido como ''Faça sua parte para salvar o Cena e Pare de ir a shows" em uma edição da revista Alternative Press antes do lançamento do álbum.

"XO" – Intitulado, em referência ao quarto álbum de mesmo nome do cantor e compositor americano Elliott Smith.

"The Music or the Misery" – O título é de uma citação de Rob Fleming em 1995 no romance High Fidelity de Nick Hornby.



Nenhum comentário: